O vaivém Atlantis inicia, hoje, a sua última missão, com destino à Estação Espacial Internacional (EEI), onde irá transportar novos equipamentos para este complexo que fica localizado, a cerca de, 400 quilómetros da Terra.
A agência norte-americana NASA prevê que a nave parta às 18h20, 19h20 de Lisboa, a partir da plataforma de lançamento 39 do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, no estado da Florida. Esta missão, inclui seis saídas para o espaço por parte dos astronautas, os tripulantes do vaivém vão entregar à EEI um compartimento integrado de carga, seis baterias, uma antena e um módulo de investigação científica construído pela agência espacial russa, entre outros equipamentos.
Esta é a 32ª missão do Atlantis desde que entrou em operação
O ônibus espacial Atlantis foi lançado nesta sexta-feira na Flórida, Estados Unidos, para realizar aquela que deve ser sua última missão.
O presidente Barack Obama anunciou uma nova política de exploração espacial que pretende levar astronautas além da EEI, em direção a asteroides e Marte.
Os ônibus espaciais, que estão em operação desde 1981, não podem cumprir esse papel.
Após retornar à Terra, o Atlantis não irá diretamente para um museu. Primeiro ele será preparado para ser usado em uma emergência, caso seja necessário resgatar os astronautas da missão Endeavour, em novembro.
O próximo lançamento de um ônibus espacial será o do Discovery, programado para setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário