Um novo sistema planetário com estrela e planeta foram descobertos.
*imagem ilustrativa* |
A descoberta havia sido anunciada em 2008, por uma equipa liderada por David Lafrenière, então na Universidade de Toronto e actualmente na Universidade de Montréal. Eram necessárias mais observações para confirmar que planeta e estrela realmente compunham um sistema conjunto.
David almejou a conclusão tão desajada: "Nossas novas observações eliminam a possibilidade de alinhamento casual, e confirma que planeta e estrelas estão relacionados".
A estrela do sistema 1RXS 1609 fica a 500 anos-luz da Terra, em um grupo de estrelas jovens. O planeta tem uma temperatura estimada em cerca de 1.500º C.
O sistema, classificado como 1RXS 1609, passa a representar um desafio às teorias de formação planetária, por conta de seu afastamento extremo em relação à estrela. "A localização improvável dessa mundo alienígena pode estar a dizer-nos que a natureza tem mais do que uma maneira de fazer planetas", afirma o co-autor Ray Jayawardhana.
Tirada do Iol.
Boa noite. \o,
post interessante, nada comparado as porcarias que eu postava no meu blog antes de cometer blogcídio HASUIDADSUISIDU :D /amigadaalina
ResponderExcluirSUhSAUHsaUhASU Thank you ;)
ResponderExcluir