Opções

quarta-feira, junho 09, 2010

Telescópio vai estudar planetas fora do Sistema Solar

Projeto Trappist integra estudo da origem e distribuição de vida no Universo

 

 

Um telescópio robótico vai procurar e estudar planetas fora do Sistema Solar e cometas que fazem órbitas em torno do Sol, a partir do observatório La Silla, no Chile, informa a agência Efe.
O telescópio Trappist, operado à distância numa sala de controlo na Bélgica, vai estudar os cometas austrais que aparecem no hemisfério sul e caracterizar exoplanetas através de medições de alta pressão das reduções de luminosidade, causadas por exoplanetas que cruzam a linha de visão entre a Terra e a estrela que orbitam.
Quanto maior for o planeta, maior quantidade de luz é bloqueada e a luminosidade diminui mais, de acordo com o Observatório Europeu Astral.
«Observando dúzias de cometas por ano, obteremos um conjunto único de dados e teremos importantes observações sobre a sua natureza», explicou num comunicado o director do projeto, Emmanuel Jehin.
O projeto Trappist faz parte de um campo de investigação em desenvolvimento, a astrobiologia, que estuda a origem e distribuição de vida no Universo.
«Os planetas similares à Terra são alvos óbvios na busca de vida fora do Sistema Solar, enquanto se suspeita que os cometas desempenharam um papel importante na aparição e desenvolvimento da vida no nosso planeta», concluiu Jehin.

Tirada do TVI 24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário