A fabricante americana de aviões Boeing está desenvolvendo uma aeronave que não necessitará de tripulação, e será abastecida com a energia solar que poderá voar por cinco anos ininterruptos.
![]() |
| Desenho - como será o avião |
O avião nomeado Solar Eagle está sendo desenvolvido para sobrevoar a alta atmosfera terrestre (acima de 18 quilômetros de altura), enviando informações de vigilância e inteligência. O projeto custará 89 milhões de dólares.
A pesquisa está sendo financiada pela Defense Advanced Research Projects Agency (Darpa), agência do exército americano responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias militares. A Darpa foi responsável pela criação da estrutura que depois daria origem à internet. Quem está executando o projeto é a Phantom Works, braço de pesquisas da Boeing. A divisão também está trabalhando em outros projetos de aviões militares não tripulaos, como um avião caça e um movido a hidrogênio.
Durante a fase de testes, o Solar Eagle permanecerá na alta atmosfera por 30 dias, coletando energia solar durante o dia que será usada para fornecer energia durante a noite. A aeronave terá motores elétricos de alto desempenho espalhados em uma asa de 120 metros, 10 metros a mais que o comprimento do campo de futebol no estádio do Maracanã. O voo de estreia está previsto para 2014.

Nenhum comentário:
Postar um comentário