Opções

quinta-feira, setembro 02, 2010

Hubble observa maior supernova conhecida pelo homem

      Pesquisas feitas pelo telescópio da Nasa dão pistas sobre a fonte dos compostos que formam os planetas, animais e plantas.

Os pesquisadores estão analisando a interação da supernova com um gigantesco anel de gás em volta da explosão, conhecido como "Cordão de Pérolas"  

       Observações feitas pelo telescópio Hubble, mostraram as "vísceras" de estrelas sendo lançadas no espaço. O fenômeno é parte da maior explosão galáctica conhecida pelo homem, a Supernova 1987A. Descoberta em 1987, a 1987A é a estrela mais próxima da Terra a explodir. Ela está localizada na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã que orbita a Via Láctea.
 
       A equipe de pesquisadores da Universidade de Colorado (EUA), detectou emissões brilhantes da explosão dando suporte a modelos teóricos sobre como as supernovas interagem com o ambiente galáctico. "As novas observações permitem medir com precisão a velocidade e a composição das 'vísceras' da estrela, mostrando como ocorre o depósito de energia e elementos pesados na galáxia", disse o astrônomo Kevin France, chefe da pesquisa. "É possível saber quais elementos estão sendo reciclados na Grande Nuvem de Magalhães e como o ambiente é alterado em escala humana de tempo", completou.
 
Tirada do Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário