Opções

sexta-feira, outubro 29, 2010

Segundo cientistas, fósforo teria desencadeado a vida no planeta

      Cientistas encontraram uma prova que remonta o surgimento de animais na Terra.

      Pesquisadores da Universidade da Califórnia, descobriram que o estopim condutor da explosão de vida complexa no planeta é o fósforo (muito utilizada na agricultura, alimentação e metalurgia). O fósforo é também responsável pela abundância de vida nos oceanos.

      Os pesquisadores desenvolveram uma forma eficiente de medir quanto fósforo existia nos oceanos há 700 milhões de anos. Analisaram sedimentos ricos em ferro formados naquele período. Durante a formação dessas rochas, os sedimentos de ferro se uniram ao fósforo dissolvido na água. A análise desse material permitiu estimativas de níveis de nutrientes no oceano em diferentes eras. A quantidade de fósforo em relação ao ferro na rocha, é proporcional à quantidade de fósforo dissolvida nos mares na época de sua formação, segundo os pesquisadores.

      Com esses dados, os químicos construíram uma linha do tempo com a quantidade de fósforo dissolvido na água, mostrando que houve um pico nos níveis da substância há 700 milhões de anos. Nessa época, a Terra passava pela "mãe" das eras glaciais. Alguns cientistas acreditam que o planeta ficou completamente coberto por gelo, como uma bola de neve, em duas ocasiões durante esse período. Cerca de 30 milhões de anos depois da última 'bola de neve' o clima amenizou, o gelo derreteu e houve uma explosão de vida, incluindo os primeiros animais.

      O fósforo chega aos mares por meio dos rios carregados de minerais e rochas dos continentes. As massivas geleiras durante os períodos em que a Terra era uma 'bola de neve' podem ter acelerado o depósito dessa substância nos oceanos. Autores do estudo acreditam que o movimento das geleiras sobre as rochas à medida que elas derretiam fizeram com que o depósito de fósforo nos mares aumentasse em proporções gigantescas. E com isso, micro-organismos que faziam a fotossíntese dentro da água 'floresceram'.

      Uma grande quantidade de oxigênio foi produzida com o aparecimento desses organismos. À medida que eles morriam, eles eram enterrados no fundo do oceano e mais organismos eram formados a partir de maiores depósitos de fósforo. Isso contribuiu para o aumento  do nível de oxigênio na atmosfera. Milhões de anos depois repetindo o mesmo processo, a atmosfera encheu-se de oxigênio e houve um ambiente favorável à formação de animais.

Tirada do site Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário