Opções

segunda-feira, julho 05, 2010

Telescópio robótico em funcionamento

O telescópio Transiting Planets and PlanetesImals Small Telescope servirá para detectar exoplanetas e cometas que orbitam o sol, e será operado a partir da Bélgica.

Novo telescópio irá determinar o tamanho dos exoplanetas

O novo telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO) começou a funcionar. Denominado por Transiting Planets and PlanetesImals Small Telescope, encontra-se instalado em La Silla, no Chile.

O novo telescópio robótico vai dedicar-se ao estudo de sistemas planetários de duas formas, sendo a primeira direccionada para a detecção e caracterização de planetas situados fora do sistema solar, os exoplanetas, e a segunda virada para o estudo de cometas que orbitam o Sol.

Para Michaël Gillon(responsável pelos estudos expoplanetários): "os dois ramos do projecto TRAPPIST são partes importantes de uma área de investigação interdisciplinar emergente - a astrobiologia - cujo objectivo é o estudo da origem e distribuição da vida no Universo".

Este novo telescópio irá determinar o tamanho dos exoplanetas por meio de medições de alta precisão de diminuições de brilho e também estudar os cometas austrais, equipado com filtros de alta qualidade e grandes permitindo-o o estudo da ejecção de vários tipos de moléculas por parte dos cometas que transitam à volta do Sol.

O TRAPPIST é um telescópio robótico de 60 cm operado a partir de uma sala de controle localizada em Liége, na Bélgica, completamente automático, e os astrónomos que participam neste projecto irão trabalhar em cooperação com as equipas do instrumento HARPS e o CORALIE ambos montados em La Silla.

O TRAPPIST está montado no edifício onde antes estava o telescópio suíço T70, fruto de uma colaboração conjunta entre a Universidade de Liége e o Observatório de Genebra, na Suíça.


Tirada do Expresso das Nove.

Bom começo de semana! \o,

Nenhum comentário:

Postar um comentário