A NASA apresentou um novo projeto com a finalidade de entrar na atmosfera solar.
Esse projeto conta com uma sonda, designada de Solar Probe Plus (SPP), que vai ter por objetivo recolher o máximo de informação possível, antes de ser destruída pelas elevadas temperaturas do Sol.
“As experiências são especificamente desenhadas para resolver duas questões-chave da física do Sol (porque é que a atmosfera exterior é muito mais quente do que a superfície visível e o que é que origina o vento solar que afecta a Terra e o nosso sistema)”, explica Dick Fischer, director da divisão de Heliofísicas da NASA em Washington, num comunicado emitido na quinta-feira.“Lutamos com estas questões há décadas e esta missão vai finalmente dar-nos uma resposta.”
Para a SPP conseguir suportar as elevadas temperaturas e os altos níveis de radiação, este será protegida por escudo de carbono composto aquecido que ainda está por construir. O custo da missão rondará os 139 milhões de euros.
Esta é a primeira vez que se constrói uma sonda para pesquisar tão directamente o Sol. O projeto tem como objectivo recolher amostras da corona (atmosfera exterior do Sol), que é um plasma com partículas carregadas.
A sonda vai estar equipada com instrumentos como um detector de vento solar, uma câmara 3D e um aparelho para medir o campo magnético. “Pela primeira vez, vamos ser capazes de tocar, provar e cheirar o nosso Sol”, disse Lika Guhathakurta, um dos cientistas do programa.
Tirada do Ip Jornal.
Ótimo começo de semana! \o,

Nenhum comentário:
Postar um comentário