Opções

terça-feira, dezembro 21, 2010

Transplante de animais para humanos é aprovado na Rússia

      O primeiro tratamento de xenotransplante (onde as células, tecidos ou órgãos animais são transplantadas para humanos) foi aprovado para uso comercial na Rússia.


      A terapia, desenvolvida pela empresa neozelandesa Living Cell Technologies (Tecnologia de Células Vivas) serve para tratamento de diabetes tipo 1. Eles retiram as células produtoras de insulina do porco e implantam no pâncreas de humanos, que passam a controlar melhor a diabetes.

      O tratamento consiste em implantar cirurgicamente as células do suíno tratadas para o pâncreas da pessoa portadora de diabetes. A cobertura de algina, substância extraída de uma alga, impede que o sistema imunológico humano rejeite a célula estranha do animal.

      A insulina é essencial para o controle dos níveis de glicose (açúcar) no sangue. Mas quem tem diabetes tipo 1 destrói as células produtoras de insulina no pâncreas e precisa de injeções diárias de insulina. Um cálculo errado na hora de aplicar substância pode fazer com que os níveis de glicose variem demais, causando desmaios e problemas cardiovasculares e nervosos. O paciente pode ter sua expectativa de vida muito reduzida.

      Nos testes russos, oito pessoas portadoras de diabetes tipo 1 receberam o tratamento em 2007, e continuaram com as injeções diárias de insulina. Um ano depois, seis pacientes mostraram melhora no controle de glicose no sangue e conseguiram diminuir as doses diárias de insulina. Dois deles puderam parar com as injeções por oito meses. Uma pessoa abandonou o teste, e a última não apresentou melhora.


Tirada da Revista Galileu.

2 comentários:

  1. minha vó ja passou por uma cirurgia dessas,pelo menos eu acho...
    porque eu nunca vi uma pessoa mais mão de vaca do que ela...

    ResponderExcluir